Morte de Tom Petty choca o mundo musical e fãs


Cláudio Carvalho de Moura

Próximo de completar 67 anos, em 20 de outubro, teve a morte cerebral decretada na tarde de segunda-feira, o músico, compositor, letrista e cantor estadunidense Tom Petty.

Ele foi encontrado desacordado na noite de ontem em Santa Mônica, na Califórnia/EUA. Segundo informações do Hospital da Universidade da Califórnia, Tom chegou a ser reanimado, mas teve a morte cerebral confirmada na tarde de hoje, 2 de outubro.

Tom Petty nasceu em 20 de outubro de 1950, em Greensville, na Flórida. No início dos anos 1970 ele resolveu acompanhar alguns shows de Elvis Presley na Califórnia e se estabeleceu por lá, começando sua carreira profissional ao lado dos amigos do grupo "Mudcrutch", que existiu de 1971 a 1975, mas que nunca gravou um disco; apenas se apresentava em pequenos bares e churrascarias.

Em 1976, acontece a virada na vida de Tom Petty. Ele forma, mais um vez com um outro grupo de amigos o "Tom Petty and Heartbreakers", que gravou 18 álbuns de estúdio, a partir de 1976 até 2014, vendendo mais de 80 milhões de discos.

Tom era um roqueiro à moda antiga. Era fã dos Beatles, dos Beach Boys, de Bob Dylan, com quem tinha uma voz semelhante, e do Blues Rock. Sempre foi um extraordinário compositor do gênero canção.

Não era muito conhecido no Brasil. O seu grande sucesso, nas fms, foi o tema "Free Falling", de 1989, em parceria com Jeff Lynne, com quem ele formou o supergrupo "Traveling Wilburys", ao lado de Roy Orbison, George Harrison e Bob Dylan. Eles gravaram dois discos, (1988 e 1990) O TW terminou devido ao falecimento de Roy Orbison, em 1989.

Eu era muito fã dele. Tenho todos os discos, alguns piratas de ótima qualidade e meia dúzia de dvds. Com os velhos amigos do Mudcrutch ele gravou dois belos discos, em 2008 e em 2015, e com eles fazia pequenas turnês. Mais um grande do Rock n Roll que se vai. Sua densa e qualificada obra fica para eternidade registrada nos seus discos.

22 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest