Musical 'Roberta, uma Ópera Rock' faz nova temporada em Curitiba

12/08/2022

As apresentações gratuitas acontecem dias 19, 20 e 21 de agosto, no Teatro José Maria Santos

O espetáculo musical “Roberta, uma Ópera Rock” faz três apresentações gratuitas no Teatro José Maria Santos nos dias 19, 20 e 21 de agosto às 20h. Os ingressos são distribuídos no local 1h antes das apresentações. O espetáculo estreou com sucesso no tradicional Festival de Curitiba deste ano.

O espetáculo retrata a trajetória de um grupo de jovens que, na década de 80, circulam pelas ruas da cidade em busca de respostas para seus dilemas. Na trama, Roberta, uma jovem usuária de drogas, encontra em Giovanni uma oportunidade de fugir do vício e deixar o grupo liderado pelo traficante Ugo que, por sua vez, fará de tudo para mantê-la por perto. A tragédia contemporânea funde as linguagens da Ópera Clássica e do Rock and Roll para falar de amor e do uso de drogas na juventude.

"A superprodução conquistou o público com talento paranaense de sobra e merece ganhar os palcos nacionais”, afirmou o crítico de São Paulo, Miguel Arcanjo, em seu blog, depois de assistir ao espetáculo, em abril deste ano.

O texto é de Roberto Innocente e a obra tem composição e direção musical de Alessandro Sangiorgi, com direção artística de Nena Inoue e Maurício Vogue. Além do ator convidado Marwem Hd, o elenco selecionado a partir de audições e oficinas, conta com os artistas Duilio de Pol, Gustavo Godoy, Larissa Carangi, Madu Forti, Margheurita Dissá, Marina Gobetti, Paulo Soares, Wilyah Schmitt e o casal protagonista Matheus González, como Giovanni e Priscila Esteves, como Roberta.

“Patrícia, uma Ópera Rock” era o título original da obra, porém Nena Inoue e Alessandro Sangiorgi decidiram pela mudança para “Roberta, uma Ópera Rock” em homenagem ao dramaturgo e idealizador do projeto, Roberto Innocente, diretor, ator e produtor italiano radicado em Curitiba, que faleceu em abril de 2021, vítima de COVID-19.

Ao todo, são 18 músicas originais, que remetem aos anos 80, tocadas e cantadas ao vivo. O diretor musical do projeto, Alessandro Sangiorgi, fala sobre os principais desafios. “O rock sempre fez parte da minha vida e a ideia de escrever músicas de uma ópera rock me instigou muito. Sou maestro de música clássica e pianista por ofício, então o desafio já começou por aí. Depois veio a necessidade de readequar o projeto por conta do falecimento do Roberto que, além de parceiro no projeto, era um grande amigo. E o grande desafio de fazer um musical é combinar as músicas com o texto, mas está sendo uma experiência muito interessante”, declara o maestro.

A diretora artística da obra, Nena Inoue comenta sobre a trama: “este espetáculo fala sobre o uso de drogas na juventude e suas consequências e estão presentes os altos e baixos da vida, o amor como saída, o tempo, a noite, a morte. E mostra onde esses jovens estão, porquê estão, o que querem e o que conseguem… ou não”, completa a artista.

O projeto tem o apoio da Copel e Unicultura Soluções Culturais e o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) - Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura - Governo do Estado do Paraná e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

SERVIÇO

Roberta, uma Ópera Rock

Apresentações gratuitas dias 19, 20 e 21 de agosto às 20h

Teatro José Maria Santos - R. Treze de Maio, 655 - São Francisco, Curitiba - PR

ENTRADA GRATUITA, com retirada de ingressos no local uma hora antes do espetáculo.

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração: 90 minutos

Foto: Nay Klim/Divulgação