Como escrever uma redação dissertativa sobre meio ambiente

22/10/2020

O maior desafio ao escrever uma redação é ter referências

Ao longo dos anos, tem havido um foco crescente nas mudanças climáticas e é possível encontra online alguns exemplos de redação dissertativa pronta sobre meio ambiente.

Embora a mudança climática seja realmente ameaçadora, atualmente, há muitas outras áreas dentro do tema sobre as quais se pode escrever, incluindo biodiversidade e poluição.

Quando encarregado de escrever uma redação dissertativa sobre o meio ambiente, existem alguns fatores específicos a serem considerados.

Obviamente, diferentes instrutores passam diferentes diretrizes para fazer redações dissertativas, incluindo o formato e o estilo de escrita a ser usado.

A seguir discutiremos algumas dicas para criar uma redação eficaz, e ao longo do texto, daremos um exemplo de elementos para uma redação sobre meio ambiente pronta.

Começando a colocar a mão na massa

O maior desafio ao escrever uma redação dissertativa é ter referencias e conhecimento sobre o tópico abordado. A maneira mais fácil de manter o fluxo de suas ideias é dividir o tópico em subtópicos.

Digamos que nosso assunto seja o meio ambiente. Esse é um tópico vasto, mas vamos ver como podemos dividi-lo. A maneira mais fácil de separar um tópico é separa-lo em três partes.

- Quais são as partes do nosso meio ambiente? Em quais partes o meio ambiente pode ser dividido?

- Alterações Climáticas: Isso responderá à pergunta: “Como o clima está mudando?”

- Biodiversidade: Esta seção é sobre toda a vida neste planeta e responderá à pergunta: "Como a vida animal é afetada?" Isso inclui a vida humana também.

- Poluição: Isso responderá à pergunta: “Como a poluição afeta o mundo; como isso afeta as pessoas? Como ela nos afeta?"

Seja seletivo, defina sua abordagem

Uma coisa ainda melhor a fazer é apenas escolher um desses aspectos do ambiente e escrever sobre ele. Vamos tentar ver como isso funcionaria.

Digamos que escolhemos o aquecimento global. É um problema grande o suficiente por si só, e com certeza podemos escrever sobre isso.

Antes de tudo, você precisa criar uma estrutura. Quando você está escrevendo sobre o aquecimento global, pode dividi-lo em três aspectos:

- Causas: Isso responderia à pergunta: "O que causa o aquecimento global?" É semelhante a falar sobre o passado. O que aconteceu antes de hoje que tornou o hoje realidade? Isso nos leva à próxima parte:

- Efeitos: O que está acontecendo hoje? Isso responderá à pergunta: "Como o planeta é afetado e quais são alguns dos efeitos que observamos hoje que são resultados das causas do passado?”

- Predições: Esta seção é sobre o futuro e responderá algumas perguntas como: “Qual é o prognóstico se nenhuma ação for tomada? E se não fizermos nada sobre o meio ambiente? E qual seria o prognóstico se agirmos?”

Coisas para manter em mente

Uma redação dissertativa precisa ter alguns pontos essenciais integrados ao corpo do texto.

Além disso, uma redação sobre o meio ambiente pode parecer muito genérico, logo os alunos devem vincular o tema a outros conceitos relacionados ao assunto. A adoção desse método garantirá que o texto permaneça relevante e objetivo.

A seguir estão alguns outros pontos a serem considerados durante seu processo de escrita:

- Limite o uso de jargões; a menos que o tópico seja exclusivamente técnico;

- Se o tempo permitir, prepare um esboço;

- Inclua um parágrafo introdutório;

- Divida o corpo do texto em parágrafos digeríveis;

- Incorpore um parágrafo final resumindo os pontos;

- Evite termos coloquiais, sintaxe quebrada e gíria;

- Sempre use a escrita formal. Por exemplo, substituir palavras como “mas” por “entretanto” ou “além disso” fará com que o soe mais profissional;

- Se possível, cite pontos de vista de autores, opiniões ou outros destaques.

Esperamos que essas dicas te ajude em suas futuras redações dissertativas. Agora vá em frente e escreva algo e coloque em prática o que você acabou de aprender sobre como escrever sobre o meio ambiente!